Cadastre seu email agora mesmo para receber novidades por email

O que você achou do novo website da Academia Goiana de Letras?

Memória
Colemar Natal e Silva

Colemar Natal e Silva nasceu em Niquelândia, antiga São José do Tocantins – GO, no dia 24 de agosto de 1907. Filho de Marcelo Francisco da Silva e Eurídice Natal e Silva. Fez os estudos primários com a genitora, mulher culta e dinâmica que, em 1904, na Cidade de Goiás, fundou a Academia de Letras de Goiás, atual Academia Goiana de Letras, refundada em Goiânia, em 1939, por seu filho Colemar.

Estudou no Lyceu de Goiás e fez o curso jurídico na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, onde fundou o Centro Goiano, que mais tarde se tornaria a Associação Goiana. Fez parte da comissão que fundou a Casa do Estudante. Em 1930, regressou à Cidade de Goiás e dedicou-se à advocacia e ao magistério, lecionando História do Brasil e da Civilização na Escola Normal, Sociologia no Lyceu de Goiás e Introdução à Ciência do Direito na Faculdade de Direito de Goiás. Foi secretário da comissão encarregada de escolher o local para a edificação de Goiânia. Um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Fundou a Academia Goiana de Letras e a Universidade Federal de Goiás, sendo o seu primeiro reitor. Jornalista, jurista, historiador e pesquisador, foi Colemar Natal e Silva um incansável batalhador pelas causas goianas. Pertenceu à Academia Goiana de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, ao Instituto dos Advogados de Goiás e à União Brasileira de Escritores de Goiás. Possui uma honrosa folha de serviços prestados ao Estado de Goiás. Seu currículo é dos mais volumosos, com inúmeras condecorações e medalhas. Faleceu em Goiânia, no dia 23 de fevereiro de 1996.

OBRA - Rui Barbosa: em seu tempo e em seu meio. Rio de Janeiro: B.S. Typografia do Patronato, 1928; O crime do procurador ge- ra/ do Estado de Goyaz, razões de defesa. Rio de Janeiro: Estabelecimento Gráfico Mundo Médico Borsoi & Cia., 1934; História de Goiás. 2 vols., Rio de Janeiro: Estabelecimento Gráfico Mundo Médico Borsoi & Cia., 1935, prefácio do Conde Afonso Celso; Pareceres e decisões, doutrina, legislação e jurisprudência. Rio de Janeiro: Emiel, 1940, prefácio de Clóvis Bevilaqua; Na tribuna e na imprensa. Rio de Janeiro: Emiel, 1940; Na Procuradoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Emiel, 1940; Divisão territorial e administrativa do Estado de Goiás, conferência na Câmara dos Deputados. Brasília, 1978; Goiânia, origem, projetos, concretizações. Goiânia: CEGRAF, 1993.

| Mais


Rua 20 nº 175, Centro. Goiânia Goiás - CEP: 74020-170
Telefones: 62 32248096 / 62 32248096
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados